Arábia Saudita anuncia coalizão islâmica contra o terrorismo

A Arábia Saudita anunciou uma coalizão militar de países islâmicos contra o terrorismo. A decisão veio após o apelo do presidente americano Barack Obama para que houvesse um maior empenho na luta contra o Estado Islâmico, para que aconteça “o avanço mais rápido contra o EI”. A coalizão terá seu centro de operações conjuntas em Riad, a capital da monarquia wahabita. A coalizão terá a participação de 34 países islâmicos.

O propósito da coalizão é “unir esforços para combater o terrorismo” em todas as suas formas e manifestações e a eliminação de seus objetivos e suas causas, além de assegurar o direito dos Estados à legítima defesa.

Além da Arábia Saudita, os países que participam da aliança são: Jordânia, Emirados Árabes Unidos, Paquistão, Bahrein, Bangladesh, Benin, Turquia, Chade, Togo, Tunísia, Djibuti, Senegal, Sudão, Serra Leoa, Somália, Gabão, Guiné, Palestina, Comores, Catar, Costa do Marfim, Kuwait, Líbano, Líbia, Maldivas, Mali, Malásia, Egito, Marrocos, Mauritânia, Níger, Nigéria e Iêmen.

Outros dez países islâmicos expressaram seu apoio a essa aliança e tomarão as medidas necessárias a respeito, entre eles a Indonésia, segundo o comunicado.

Fonte: noticias.cancaonova.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *