CDD reúne diáconos e esposas

(Por JUSSANE CRISTINA-DIOCESE DE JUNDIAÍ)

Foi realizado no dia 1º de novembro, das 9h as 12h, no Anfiteatro Pio XII da Cúria Diocesana, o último Encontro de Atualização para diáconos permanentes e esposas da Diocese de Jundiaí deste ano, promovido pela Comissão Diocesana dos Diáconos. O encontro, coordenado pelo diácono Vitório Ângelo Durigati, teve assessoria do padre Milton Rogério Vicente, chanceler do Bispado, com o tema “Os Sacramentos da Iniciação Cristã, administrados aos adotados por pessoas do mesmo sexo que vivem em união estável”.

Padre Milton partilhou o tema a partir de carta divulgada por Dom José Francisco Falcão de Barros, Bispo auxiliar do Ordinariato Militar do Brasil, que o mesmo enviou à Congregação da Doutrina da Fé do Vaticano. “É um assunto muito amplo e que não é contemplado no Código de Direito Canônico e documentos da Igreja. Por isso, escolhi o da administração dos sacramentos da Iniciação Cristã porque é situação que a Igreja começa a vivenciar”, disse.

“A Igreja deve acolher os homoafetivos no amor e na verdade. As crianças confiadas aos conviventes em união estável, conforme o Direito Civil tem os mesmos direitos aos sacramentos. A abertura ao diálogo não quer dizer que a Igreja aceita a imposição do Estado, mas que a Igreja acolhe em nome de Jesus. A Igreja não pode negar os Sacramentos da Iniciação Cristã porque vê a oportunidade da demonstração da Fé; respeita a devida disposição de quem pede o Batismo para a criança ou quando o próprio adulto o manifesta; quando há ausência de proibição legal (conforme o Código de Direito Canônico)”, completou o sacerdote.

Dom Vicente Costa, Bispo Diocesano, apresentou as definições do Capítulo IV das Diretrizes para o Diaconado Permanente na Diocese de Jundiaí, que trata da sustentação econômica. O capítulo foi considerado definido após revisões e aproveitamento das sugestões enviadas. Anunciou também o pedido de demissão do tesoureiro da CDD, diácono Luiz Anholon. Após consulta à assembleia, o Bispo acolheu sugestões de nomes, sendo escolhido para completar o mandato, o diácono Valdeci Florentino dos Santos, da Paróquia Sagrada Família de Itu. Diácono Valdeci é atualmente o tesoureiro da Comissão Regional dos Diáconos – CRD Sul 1, da qual deixará o cargo na Assembleia Geral, que será realizada nos dias 21 a 23 de novembro em Aparecida(SP). Após a Assembleia assumirá o cargo na CDD de Jundiaí.

Antes do encerramento do Encontro de Formação foi prestada comovente homenagem ao padre Norberto Savietto, assessor dos diáconos e esposas, que partirá em janeiro de 2015 para a Região Amazônica em missão na Diocese de Roraima, pelo Projeto Missionário Sul 1/Norte 1. Padre Norberto exortou os diáconos a não se descuidarem das três dimensões do Ministério Diaconal: Caridade, Palavra e Liturgia. “Muitas vezes vemos diáconos empenhados no anúncio da Palavra e nas celebrações de Batismo e Matrimônio, descuidando-se do importante ministério da Caridade. Participem mais das atividades das Pastorais Sociais, pois elas precisam de apoio”, disse.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *