CF 2015 na Diocese de Jundiaí

No último dia 22 de novembro de 2014, reuniram-se a Equipe Diocesana da Campanha da Fraternidade(CF) e oitenta agentes paroquiais da CF, representando 43 paróquias da Diocese de Jundiaí, para a apresentação do tema da CF 2015 “Fraternidade Igreja e Sociedade”, que tem o lema “eu vim para servir” (Mc 10,45).

Esta CF buscará recordar a vocação e missão de todo o cristão e das comunidades de fé, a partir do diálogo e colaboração entre Igreja e Sociedade, propostos pelo Concílio Ecumênico Vaticano II.

A abertura do encontro contou com um momento de oração, apresentação do Hino da CF 2015 e do calendário de atividades para o próximo ano. Tendo como o momento de grande mobilização o dia 6 de fevereiro, com o lançamento do Texto Base para as autoridades civis, religiosas e todos os agentes da CF da Diocese de Jundiaí.

Para contribuir na formação dos agentes da CF, foi convidado o palestrante, Antonio Celso de Oliveira, sociólogo e mestre em filosofia da educação PUC/SP, membro do grupo de Fé e Política da Diocese de Guarulhos, e quem assessorou o Encontro Estadual CF da CNBB Regional Sul, na contextualização da relação histórica Igreja e Sociedade.

Celso trouxe um resgate histórico da sociedade brasileira, refletindo sobre questões politicas sociais, desde antes do golpe militar em 1964 e o papel da Igreja e da sociedade através dos movimentos sociais e pastorais na luta para garantir os direitos humanos. Enfatizou historicamente o Concílio Ecumênico Vaticano II, também como um marco histórico, trazendo o povo para a Igreja, criando espaço de escuta e diálogo do povo.

Os próximos encontros de formação e planejamento da CF serão realizados por região pastoral, no final de janeiro e meados de fevereiro de 2015.  Os materiais para a realização da CF nas paróquias já estão disponíveis nas livrarias católicas, devendo ser encomendados com antecedência.

Por JUSSANE CRISTINA(DIOCESE DE JUNDIAÍ)

Colaboração: Maria Rosangela Moretti

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *