CNBB publica subsídio para o Dia Mundial das Comunicações

A Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB publicou nesta segunda-feira, 2, o subsídio com a mensagem do papa Francisco para o 50º Dia Mundial das Comunicações Sociais, no próximo domingo, 8. O tema proposto para este ano é “Comunicação e Misericórdia: um encontro profundo”.

O subsídio traz roteiros para celebrar o Dia das Comunicações, sugestões para mídias sociais, além de motivações para Missas e celebração da Palavra. Também são sugeridas iniciativas para preparar o evento, como a realização de oficinas de comunicação na Igreja contemplando as áreas de jornal, rádio, teatro, mural, cartazes, blogs, sites e redes sociais e entrevistas no rádio, TV e impressos sobre o tema do Dia Mundial das Comunicações.

Além, disso a Comissão motiva a organização de cafés da manhã ou um dia de palestra, com confraternização com profissionais, professores e pesquisadores da comunicação e agentes da Pastoral da Comunicação para estreitar as relações entre Igreja e imprensa local.

Cultura da Comunicação

Na apresentação do subsídio, a Comissão para a Comunicação da CNBB sugere que a mensagem do papa seja estudada e refletida nas dioceses, regionais e comunidades, incentivando, assim, a organização de outras iniciativas que marcam a data. Recorda, ainda, as motivações do Diretório Nacional da Comunicação da Igreja no Brasil:

“O Dia Mundial das Comunicações é uma ocasião propícia para comemorar o bem que a Igreja e a sociedade realizam com a comunicação; para motivar e incentivar novas iniciativas, novos grupos e novas reflexões; para conscientizar sobre a necessidade de inserir-se na nova cultura da comunicação e propor o Evangelho a essa nova realidade”.

Na mensagem deste ano, o Papa Francisco diz que “como filhos de Deus, somos chamados a comunicar com todos, sem exclusão. Particularmente próprio da linguagem e das ações da Igreja é transmitir misericórdia, para tocar o coração das pessoas e sustentá-las no caminho rumo à plenitude daquela vida que Jesus Cristo, enviado pelo Pai, veio trazer a todos”.

O subsídio está disponível neste link: 50º Dia Mundial das Comunicações Sociais.

Nossa Diocese   tem investido nos meios de comunicações, para que a Ação Evangelizadora em nossas comunidades, através das redes sociais, seja cada vez mais um instrumento eficaz da Misericórdia de Deus, logo, para que possamos atender ao pedido do Papa Francisco, o Setor de Comunicação da Diocese de Jundiaí promoverá um encontro no dia 07 de maio de 2016, das 8h30min às 12h, no Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida, destinado aos agentes da Pastoral da Comunicação das 66 paróquias da Diocese.

Foi solicitado aos presbíteros que enviem para este encontro dois agentes da PASCOM, para que assim, em sua paróquia, aqueles que participarem do encontro sejam multiplicadores do conteúdo recebido.

Para inscrição acessem: www.dj.org.br/dia-comunicacao.

Fonte : noticias.cancaonova.com e www.dj.org.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *