COMIDI prepara Santas Missões Populares

Conselho Missionário Diocesano (COMIDI) reuniu-se no sábado, 21 de fevereiro, na Cúria Diocesana sob a coordenação de César Rogério e Mara dos Santos, para preparar a equipe de colaboradores para o 1º Retiro Missionário Diocesano, que será realizado nos dias 26 a 28 de junho de 2015, em Itupeva.

Irmã Alcinda Primon, CMC assessorou a reunião que contou com representantes de quatro das Regiões Pastorais e de movimentos, pastorais, seminaristas e religiosas. Irmã Alcinda falou da necessidade de estudar o texto-base, que é o livro “Santas Missões Populares para a missão permanente, do padre Luis Mosconi”. “É importante que estudemos e que multipliquemos as informações e a formação para que o Retiro Missionário tenha êxito e capacite os missionários e as missionárias para as Santas Missões Populares de 2016”, disse. “O apoio e participação do pároco, do vigário paroquial e do diácono é fator de primordial importância para que os leigos participem. Deve-se priorizar o protagonismo dos leigos, seu entusiasmo e fé”, completou a religiosa na introdução. Mara falou da importância de sermos elos, estarmos prontos a ajudar nas dificuldades das outras equipes.

Além do estudo da metodologia e logística do Retiro Missionário Diocesano, item principal da pauta, foi reservado parte da reunião para a formação da Equipe Central, que dará apoio ao COMIDI. A acolhida será feita pela Renovação Carismática Católica, sob a coordenação de Tatiana; a logística de hospedagem terá equipe coordenada pelo padre Geraldo Bicudo e por César Rogério; A Comissão Diocesana de Liturgia e equipe de seminaristas ficarão responsáveis pela parte litúrgica. Já a equipe do Caminho Neocatecumenal coordenará a ornamentação, enquanto o Setor Juventude fará a dramatização e coreografias durante o evento; a animação musical será feita pelo Movimento de Emaús; padre Leandro Megeto coordenará a equipe de som e telões; a divulgação será feita pela Pastoral da Comunicação Social, cuja equipe será coordenada pelo diácono José Carlos Pascoal; a equipe paroquial de organização e alimentação será coordenada pelo padre Geraldo; Francisca Margarida da Silva vai liderar a equipe de Saúde e Bem Estar; Mara ficará com a secretaria do evento; crianças e adolescentes da Infância e Adolescência Missionária farão apresentação de cantos e danças durante o Retiro Missionário.

A distribuição de materiais será feita pelos coordenadores das 11 Regiões Pastorais (livros, crachás). Cada paróquia da diocese, que indicará de 20 a 30 missionários para o Retiro, está sendo incentivada a participar com faixas, cartazes e duas bandeiras, sendo uma branca, das Santas Missões Populares com o logotipo da paróquia, e outra vermelha, com o símbolo do Espírito Santo na cor branca. A chegada das delegações está prevista para as 17h do dia 26, sexta-feira, e a celebração de abertura será as 19h30, com acolhida do Bispo Diocesano, Dom Vicente Costa.

“Maria assumiu as consequências do ‘Sim’. Façamos o mesmo assumindo as consequências do nosso ‘sim’, sem medos e confiantes que nosso Pai está sempre conosco a nos ajudar e amparar em nossas dificuldades”.

Colaboração: Diácono José Carlos Pascoal

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *