Dom Vicente concelebra em Aparecida

Dom Vicente Costa, Bispo da Diocese de Jundiaí, foi um dos concelebrantes na missa pelos 50 anos do Diaconato Permanente, celebrada na manhã desta quinta-feira, 23 de abril, penúltimo dia da 53ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil.  O presidente da celebração foi o Bispo Auxiliar nomeado para São Luís (MA), Dom Esmeraldo Barreto de Farias.

Na homilia, Dom Esmeraldo afirmou que Jesus é o pão que alimenta a vida de seus servos, para que sejam sempre discípulos missionários, percorrendo um caminho no qual o Espírito Santos os conduz. “O seguimento a Jesus Cristo, não nasce dos nossos próprios esforços, é uma graça que nos é concedida, pois é iniciativa do Pai que nos atrai para seguirmos o seu Filho amado”.

Jesus recorda algo importante na Liturgia do Dia: “Ninguém vem a Mim, se o Pai que Me enviou não o atrai”. Diante dessa afirmação, Dom Esmeraldo disse que a Igreja não cresce por proselitismo, mas sim por atração.

“De várias maneiras o Deus Pai atrai os seus filhos para seguir a Jesus”, observa. Ele citou a primeira leitura no qual destaca-se Filipe, que foi usado por Deus para despertar no viajante Eunuco a alegria de conhecer a Jesus Cristo, de pedir o batismo e de retornar alegre para a sua terra.

Após a missa, os Bispos participaram de uma reunião reservada no Santuário Nacional de Aparecida. Retornando ao Centro de Eventos Padre Vitor Coelho, continuaram as votações para a escolha dos delegados da CNBB junto ao Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam) e para a 14ª  Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, que ocorrerá em outubro deste ano, no Vaticano.

os Bispos também discutem o texto “Pensando o Brasil”, que terá como foco as desigualdades. Também estão previstas exposições dos organismos vinculados à CNBB.

À tarde, a Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada apresentará os encaminhamentos da pesquisa sobre perfil dos presbíteros. Na última sessão do dia, haverá reunião reservada dos 18 regionais da CNBB.

Fontes: cancaonova.com/ cnbb.org.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *