JMJ 2016: apresentada a programação da viagem do Papa

Uma entrevista coletiva nesta quinta-feira, 9, apresentou o programa oficial da visita do Papa Francisco à Polônia. A viagem será de 27 a 31 de julho por ocasião da Jornada Mundial da Juventude 2016.

Confira
.: Programa da viagem do Papa à Polônia para a JMJ 2016

O anúncio foi realizado na Cúria da Arquidiocese de Cracóvia pelo arcebispo metropolitano, o cardeal Stanislaw Dziwisz, e pelo coordenador geral do Comitê Organizador Local da JMJ Cracóvia 2016, Dom Damian Muskus, OFM.

A ocasião também foi de anúncio das imagens dos dois palcos dos Atos Centrais da JMJ (nas imagens abaixo), que começaram a ser construídos no início do mês. Por isso, também estiveram presentes na coletiva o diretor do Departamento dos Atos Centrais, Padre Marek Hajdyla, e o autor dos projetos, o polonês Stanisław Niemczyk.

No Parque Blonia, em Cracóvia, acontecerão a Missa de Abertura da Jornada Mundial da Juventude, a Cerimônia de Acolhida do Papa Francisco e a Via Sacra da Juventude, também com o Santo Padre. Só para a cerimônia de acolhida do Santo Padre são esperados mais de 600 mil jovens.

O Campus Misericordiae, em Wieliczka, será o local da Vigília com o Papa, no sábado, dia 30, e a Missa de encerramento da JMJ, presidida pelo Santo Padre, no domingo.

Auschwitz

Uma das atividades de destaque na programação é a visita do Papa a Auschwitz, antigo campo de concentração onde foi realizado o extermínio em massa de judeus durante a Segunda Guerra Mundial. Este ano marca o aniversário de 75 anos do martírio de São Maximiliano Kolbe.

O Santo Padre irá caminhar pelo antigo campo de concentração, atravessando o portão de entrada sozinho. Na entrada do pátio do Bloco 11, o Santo Padre irá encontrar-se com 15 sobreviventes do campo individualmente. Também está prevista uma oração pessoal do Papa na cela do martírio do Padre Maximiliano Kolbe.

Encontro com crianças doentes

Como já é comum em suas viagens, Francisco também irá ao encontro dos mais fragilizados. Na sexta-feira, 29 de julho, ele fará uma visita a um hospital infantil universitário, um dos mais importantes da Polônia, onde aproximadamente 200 mil crianças fazem tratamento e outras 30 mil são internadas a cada ano.

Cerca de 50 pacientes infantis estarão reunidos na sala de espera com os seus pais. Francisco fará uma visita privada a algumas áreas da enfermaria de emergência do hospital no andar térreo, com o acompanhamento do diretor do hospital e dos pais das crianças.

Santuário da Divina Misericórdia

Outro momento marcante deve ser a visita ao Santuário da Divina Misericórdia no sábado, 30. Francisco vai passar pela Porta da Misericórdia e fazer um momento de oração diante das relíquias de Santa Faustina que, junto a São João Paulo II, é apóstola da Divina Misericórdia.

A misericórdia será um dos pontos-chave dessa JMJ, realizada no Ano da Misericórdia. Tanto que o assunto está no tema do evento da juventude mundial: “Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia” (Mt 5,7).

Fonte : noticias.cancaonova.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *