JOVENS DA RCC-DIOCESE DE JUNDIAÍ RECEBEM ENVIO PARA JESUS NO LITORAL

Na noite desta  segunda-feira (14-12), missionários do Ministério Jovem da Renovação Carismática Católica da Diocese de Jundiaí participaram de uma caminhada pelas ruas centrais de Jundiaí ,entre a Igreja Nossa Senhora do Rosário e a Catedral Nossa Senhora do Desterro.

Na Catedral , passaram pela Porta da Misericórdia e após serem acolhidos  pelo pároco Padre Milton Vicente , que também é Assessor Eclesiástico da RCC na Diocese e Coordenador do Ministério Estadual Cristo Sacerdote , se reuniram com o Bispo Dom Vicente Costa, na Cripta , onde receberam o Envio para  participarem do Projeto Jesus no Litoral , que visa evangelizar nas praias Paulistas a partir do dia 26 de dezembro .

Cerca de 12 Jovens da Diocese estarão envolvidos nesta missão , dentre eles , o Coordenador Estadual do Ministério Jovem da RCC-SP, Adriano Gonçalves e sua noiva Bárbara Elisa .

Tatiana Coraine , Coordenadora Diocesana da RCC também participou da caminhada e do Envio e procurou incentivar os Jovens para que exerçam a missão com coragem, zelo e dedicação. Alguns irão participar do Projeto pela primeira vez como a missionária Rafaela santos :”Estou ansiosa, com uma grande expectativa para ver a gloria de Deus se Manifestar e transformar corações . Já Juliana de Souza irá  participar do “Jesus no Litoral” pela quarta vez . Para ela nunca é a mesma coisa , pois Deus sempre traz algo novo, principalmente agora com o Ano da Misericórdia, revela emocionada.

Após a Benção e o Envio  do Bispo  Dom Vicente Costa , todos aguardam ansiosamente o momento de embarcarem rumo ao campo de missão , crentes de que o poder , o amor e a misericórdia de Nosso Jesus Cristo realizará grandes transformações , não só na vida dos veranistas , mas também nas suas .

O QUE É O PROJETO

Uma juventude missionária se levanta nas praias brasileiras! É a “Missão Jesus no Litoral – Uma Virada Radical”, que tem como objetivo principal evangelizar as pessoas que frequentam o litoral durante a alta temporada de férias.

Cada estado com litoral organiza a “missão” de acordo com a sua realidade e levando em consideração alguns critérios estabelecidos pela equipe nacional do Ministério Jovem acerca da “missão” (duração mínima dos dias de realização do mesmo, perfil dos missionários, espiritualidade, convivência fraterna entre outros pontos a serem observados) discernindo a data e os locais de evangelização.

A programação especial atrai os turistas, veranistas e moradores das cidades litorâneas. Tudo é pensado para fomentar uma transformação social, humana e espiritual. Milhares de pessoas já foram atingidas e impulsionadas para uma renovação de vida.

As atividades oferecidas são diversas: lazer por meio do esporte e promoção de atitudes saudáveis (aeróbica com Cristo, massagens, aferição de pressão arterial), shows e ainda apresentações artísticas (dança, teatro, etc.). Porém o ponto mais importante é o anúncio da Palavra de Deus através da pregação do querigma em três minutos de anúncio, que ocorre por abordagem direta na beira-praia, nas praças, nas ruas, nas casas e onde mais o Espírito Santo suscitar.

Deste modo, fé e vida se unem gerando transformação social e política, onde a pessoa humana tende a ser valorizada na sua dignidade natural e incluída na sociedade.
Usando essa dinâmica os estados não litorâneos articularam a adaptação da “Missão Jesus no Litoral” para sua realidade e assim surgiram missões similares como:

– Jesus na Chapada: Promovido nas Chapadas dos Guimarães na região Centro-Oeste do Brasil.

– Jesus nas Fronteiras: Promovido no interior do estado do Paraná na fronteira entre Brasil, Paraguai e Uruguai.

– Jesus no Norte Pioneiro: Acontece na diocese de Jacarezinho, no estado do Paraná, onde o clero daquela diocese solicitou que a evangelização incluísse todos os movimentos e pastorais.

– Jesus no Pantanal: Realizado no Pantanal Sul-Mato-Grossense.

– Jesus no Araguaia: Acontece às margens do Rio Araguaia e é articulado pelo Ministério Jovem do estado de Goiás.

– Jesus nas Praias: É realizado nas praias/ilhas cercadas pelo rio Araguaia e Tocantins e articulado pelo Ministério Jovem do estado de Tocantins. Os veranistas são evangelizados segundo o querigma e recebem dicas de preservação ambiental.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *