JUBILEU MARCA 40 ANOS DA RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA NA DIOCESE DE JUNDIAÍ

JUBILEU MARCA 40 ANOS DA RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA NA DIOCESE DE JUNDIAÍ E 25 ANOS DE CENÁCULO DIOCESANO.

“Reaviva a chama do Dom de Deus que há em tí” II Timóteo 1,6

O dia 26 de Julho foi momento de celebração e muita alegria para toda a Renovação Carismática Católica da Diocese de Jundiaí.

Fiéis vindos das diversas cidades que fazem parte da Diocese de Jundiaí puderam celebrar na Paróquia Cristo Redentor (Arca da Aliança), em Várzea Paulista, esse dia tão importante para todo o Movimento que está presente nas diversas Paróquias da Diocese.

O Dia começou com animação e louvor por tudo que Jesus já realizou nesses 40 anos de História do Movimento na Diocese e já agradecendo por tudo que irá realizar futuramente , levando muitos irmãos e irmãs a terem seu Encontro Pessoal com Jesus Cristo.

Em seguida , a Coordenadora Diocesana , Tatiana Ribeiro Coraine acolheu os presentes , realizou um momento de oração e apresentou Vinicius Simões (Coordenador Estadual da RCC do Rio de Janeiro) , responsável pelas formações no período da manhã.

Duas formações foram feitas no período da manhã ; na primeira Vinícius  Simões levou os presentes a refletirem sobre o tema  do Encontro (“Reavivar a Chama do Dom de Deus que há em ti” – II Tim 1,6). Ele lembrou que , muitas vezes em nossa caminhada vamos deixando essa chama ir se apagando com as diversas situações adversas que vão aparecendo como o desânimo, a tristeza, a falta de oração,  a vivência dos sacramentos (de maneira especial o da reconciliação), os ciume , os rancores e tantas outras coisas que fazem  essa chama ir se apagando dentro de nós. ” Não podemos desanimar diante das dificuldades e situações que vão surgindo em nossa caminhada, como também surgiu na vida dos primeiros cristãos e escolhidos de Deus”  enfatizou Vinicius .

Ele deu o exemplo de Timóteo que era um grande formador de comunidades, um profeta fraco com sua saúde debilitada e, mesmo assim não se cansava de levar a Boa Nova de Jesus Cristo e acompanhar Paulo em suas viagens Apostólicas. “ Um profundo escritor das cartas de Paulo às diversas comunidades , mesmo assim, Timóteo estava insatisfeito com o trabalho e o resultado de suas pregações. Em determinado momento de sua vida também teve a chama diminuída no decorrer de sua caminhada. Não podemos deixar a chama do Espírito Santo diminuir dentro de nós e,  todos os dias e momentos não se cansar de clamar Vem Espírito Santo, Vem Espirito Santo, Vem Espírito Santo!!!”exortou o pregador .

Ele destacou que  é  preciso retomarmos  a nossa vida de Oração Pessoal e termos no mínimo uma hora de nosso dia para estar aos pés de Jesus para não deixar essa chama diminuir ou ser apagada dentro de nós. Disse que Homens e mulheres cheios do Espírito Santo para realizar o que o nosso Papa Francisco tem pedido: “Ir em missão, ir ao encontro daqueles que ainda não ouviram falar de Jesus, Reevangelizar os Batizados, pois muitos estão perdendo sua fé e é a hora da Igreja estar em constante estado de missão.”

A segunda formação que Vinícius Simões conduziu foi com a moção profética que o Movimento da Renovação Carismática tem trabalhado durante todo o ano de 2015 em todos os seus eventos. “Se vivemos pelo Espírito, andemos também de acordo com o Espírito” (Gálatas 5,25)

“É tempo de maturidade, vivamos como homens e mulheres batizados no Espírito Santo e todo batizado no Espírito Santo é um missionário” afirma Simões.

O missionário , enfatizou que hoje,  o Espírito Santo tem nos chamado a uma grande conversão e todos aqueles que vivem pelo Espírito passam a se incomodar até com um papel de bala quando é jogado ao chão. Para ele , um pequeno exemplo de também andar de acordo com o Espírito é começar a nossa mudança de conduta em todos os aspectos da vida.

“Devemos buscar a conversão das grandes e pequenas coisas e a minha conversão passa pela minha casa, pelo trânsito que é uma prova de fé constante, pelo meu ambiente de trabalho e nos diversos ambientes que passo diariamente, exemplificou Vinicius.

Ele recordou que a Identidade da Renovação Carismática Católica é a vivência do Batismo no Espírito Santo com todas as suas consequências , que acontece a partir da experiência com Deus , gerando mudanças em nossas  vidas.

Os fiéis foram convocados a serem os guardiões da fé e dos carismas em nossos Grupos de Oração, pois muito se perdeu com a nossa caminhada e é preciso retornar ao primeiro amor vivendo de acordo com o espírito. “O Grupo de Oração precisa ser um Cenáculo de Jerusalém melhorado no Século XXI , vivendo o ciclo carismático como os Apóstolos e Maria viveram no Cenáculo de Jerusalém.Diariamente necessitamos de um Novo Pentecostes. Para cada circunstância um novo batismo no Espírito Santo. Não se cansar de buscar o Espírito Santo por que sua  primeira missão  em nossa vida é a Santidade… Ele vem e santifica todas as áreas de nossa vida,  gerando  e nos tornando parecidos com  Jesus “, exortou .

Andar de acordo com o Espírito também implica  na busca constante por uma formação continuada, pois quanto mais matéria prima oferecemos ao Espírito Santo, mais Jesus poderá contar com cada um de nós e nos enviar para missões que nunca imaginamos. Não se cansar de buscar o aprofundamento na fé e na doutrina dos Apóstolos, disse Vinicius .

“Andar de acordo com o Espirito” é também ter um ardor missionário. Como diz o Papa Francisco: “Eu quero uma Igreja em Saída”, nossos Grupos de Oração precisam ter estratégias para sair das quatro paredes e ir ao encontro das ovelhas, não podemos cair no comodismo de que está bom, não podemos melhorar e levar muitos irmãos e irmãs ao Encontro Pessoal com Jesus Cristo. As pessoas  precisam conhecer Jesus e serem batizadas no Espírito Santo”.

A missionariedade começa dentro de cada um de nós, em nosso dia a dia. Quantas oportunidades temos diariamente de falar de Jesus e Seu amor?

O que temos feito com essas oportunidades? Precisamos pedir ao Espírito Santo criatividade para evangelizar ou abordar alguma pessoa que encontramos ou passam por nós durante o nosso dia.

Precisamos voltar a sermos missionários e irmos para as ruas, praças, coretos, casas de recuperação, hospitais, presídios, entre outros, levando Jesus Cristo a cada pessoa que necessitar.

No período da tarde , houve  um momento Celebrativo Especial  com os pioneiros que,  há 40 anos buscaram vivenciar a graça do Encontro Pessoal com Jesus Cristo e pelo poder do Espírito Santo serem transformados para dar início em nossa diocese ao primeiro Grupo de Oração,  que começou na Paróquia Nova Jerusalém e depois foi transferido para a Garagem na Rua Senador Fonseca ao lado da Livraria Católica Agnus Dei.

Doutor Antônio Fernando Cuter e sua esposa Maria Tereza Cuter puderam partilhar que em 1973 foram convidados por Dom Gabriel Paulino Bueno Coutro (Bispo da Diocese na Época) para estarem a frente do movimento e todos os meses se reuniam com Dom Gabriel para uma reunião e a Renovação Carismática Católica era chamada por Dom Gabriel como a “Florzinha da Diocese”, o bispo pedia sempre cuidado com o que iriam dizer aos irmãos e irmãs que estavam começando o movimento, para que as palavras e formações gerassem muitos frutos quando caíssem no coração de cada  um.

Muitos foram os sofrimentos no início e perseguições, pois tudo era novo e as pessoas e o clero não conheciam, mas sempre procuramos caminhar em unidade com a igreja e em obediência ao Bispo Diocesano. Com a unidade e obediência desde o início da Renovação Carismática Católica na Diocese, os frutos foram surgindo e hoje podemos celebrar os 40 anos com alegria e ter a certeza de que tudo foi muito bom, muitos foram os coordenadores que passaram até chegarmos aqui,  e hoje somos os Moisés em intercessão por vocês, os Josués que vão levar todo esse povo a entrarem na terra prometida, comemorou Dr Cuter.

Em seguida tivemos a presença de Padre Leandro Megeto (Responsável pela Ação Evangelizadora da Diocese) trazendo a mensagem de nosso Bispo Dom Vicente Costa por todo o momento especial que o movimento está vivendo com seu jubileu e do Padre Alexandre trazendo seu testemunho pessoal e o quanto a Renovação Carismática foi importante em sua vida e discernimento quanto a sua vocação.

O dia Celebrativo foi encerrado com a Santa missa presidida pelo Assessor Eclesiástico do Movimento, Padre Milton Rogério Vicente e Padre Anderson Ricardo da Silva  (Pároco da Paróquia Cristo Redentor – Várzea Paulista) , Anfitrião que recebeu o movimento da RCC para celebrar essa data tão importante .

“Deus seja louvado por tantas graças derramadas em 40 anos de RCC que vivemos, por todas aquelas que estamos recebendo hoje e vamos receber futuramente”.

Por Reginaldo Aparecido Pereira( Em colaboração com o Ministério de Comunicação Social da RCC- Diocese de Jundiaí )

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *