No ciclo de catequeses sobre família, Papa fala dos irmãos

Francisco se concentrou hoje na relação entre irmãos, uma experiência insubstituível e que, em Jesus, superou toda diferença

Jéssica Marçal
Da Redação

A relação entre irmãos na família foi o tema da catequese do Papa Francisco nesta quarta-feira, 18, na Praça São Pedro. O Pontífice qualificou essa relação como uma experiência forte e insubstituível, algo que deve ser cultivado e colocado no centro da sociedade.

Entre irmãos se aprende a convivência humana; é a família que introduz a fraternidade no mundo, disse o Papa. E isso resplandece de modo especial quando se nota a paciência e o afeto que circunda o irmão ou a irmã mais frágil.

Acesse
.: Íntegra da catequese do Papa

Francisco destacou ainda que a relação entre irmãos é uma experiência forte e insubstituível e assim também é a fraternidade cristã, que prevê esse cuidado para com o irmão.

“Irmão” e “irmã” são palavras muito amados no cristianismo, considerou o Santo Padre, destacando que a ligação fraterna tem lugar especial na história do povo de Deus. Ele recordou que Jesus levou à plenitude essa experiência humana de ser irmão, indo além de relações de parentesco e superando toda diferença.

“Quando a ligação fraterna se desfaz abre caminho a experiências dolorosas, de conflito, de ódio”, disse Francisco citando como exemplo a passagem bíblica que fala de Caim e Abel. Ainda hoje, segundo o Papa, há famílias cujos irmãos brigam por coisas pequenas, por herança e isso é ruim.

“A fraternidade é uma coisa grande, pensem que todos os irmãos moraram no ventre da mesma mãe durante 9 meses, vêm da carne da mãe e não se pode romper a fraternidade”.

O Santo Padre rezou por todas as famílias que sofrem com brigas entre irmãos, pedindo a ajuda de Deus para que possam reconstituir a relação entre eles, pois a fraternidade não deve ser rompida.

Antes de concluir a catequese, o Papa pediu um minuto de silêncio para que cada um pensasse em seu irmão e rezasse por ele. Com esta oração, segundo Francisco, eles puderam receber a bençao.

Mais catequeses sobre família
.: Filhos são alegria da família e da sociedade, diz Papa 
.: Papa explica a importância do pai na família 
.: Papa alerta sobre a realidade da ausência paterna 
.: Na catequese, Papa destaca o papel das mães na família
.: Acolher Jesus na família, pede Papa na catequese
.: Papa inicia ciclo de catequeses sobre família falando do Sínodo

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *