QUARENTA ANOS DA CULTURA DE PENTECONSTES NA DIOCESE DE JUNDIAÍ.

Em tempo de Celebração Jubilar , membros da Renovação Carismática Católica da Diocese de Jundiaí , se reuniram no último domingo , dia 26 de julho , no Centro de Evangelização Arca da Aliança, Paróquia Cristo Redentor , em várzea Paulista –SP.

Celebrando 40 anos do movimento na Diocese, cerca de 3 mil fiéis participaram do Cenáculo Celebrativo , que  contou com pregações feitas por Vinicius Simões , Coordenador  Diocesano da RCC do Estado do Rio de Janeiro , na parte da manhã.

O Dia começou com animação e louvor por tudo que Jesus já realizou  ao longo dos últimos anos na História do Movimento em nossa  Diocese  , e já agradecendo por tudo que irá realizar futuramente , levando muitos irmãos e irmãs a terem seu Encontro Pessoal com Jesus Cristo.

Vinicius Simões ministrou duas pregações na parte da manhã .  Na primeira ele abordou o tema do Encontro “Reavivar a  Chama do Dom de Deus que há em ti” – II Tim 1,6) .  Ele lembrou que , muitas vezes em nossa caminhada vamos deixando a chama ir se apagando com as diversas situações adversas que vão aparecendo como o desânimo, a tristeza, a falta de oração,  a vivência dos sacramentos (de maneira especial o da reconciliação), os ciume , os rancores e tantas outras coisas que fazem  essa chama ir se apagando dentro de nós.  ” Não podemos desanimar diante das dificuldades e situações que vão surgindo em nossa caminhada, como também surgiu na vida dos primeiros cristãos e escolhidos de Deus”  enfatizou Vinicius .

Ele citou o exemplo de Timóteo que era um grande formador de comunidades, um profeta fraco com sua saúde debilitada e, mesmo assim não se cansava de levar a Boa Nova de Jesus Cristo e acompanhar Paulo em suas viagens Apostólicas. “ Um profundo escritor das cartas de Paulo às diversas comunidades , mesmo assim, Timóteo estava insatisfeito com o trabalho e o resultado de suas pregações. Em determinado momento de sua vida também teve a chama diminuída no decorrer de sua caminhada. Não podemos deixar a chama do Espírito Santo diminuir dentro de nós e,  todos os dias e momentos não se cansar de clamar Vem Espírito Santo, Vem Espirito Santo, Vem Espírito Santo!!!”exortou o pregador .

A segunda formação que Vinícius Simões conduziu foi com a moção profética que o Movimento da Renovação Carismática tem trabalhado durante todo o ano de 2015 em todos os seus eventos: “Se vivemos pelo Espírito, andemos também de acordo com o Espírito” (Gálatas 5,25)

“É tempo de maturidade, vivamos como homens e mulheres batizados no Espírito Santo e todo batizado no Espírito Santo é um missionário” afirma Simões. O missionário , enfatizou que hoje,  o Espírito Santo tem nos chamado a uma grande conversão e todos aqueles que vivem pelo Espírito passam a se incomodar até com um papel de bala quando é jogado ao chão. Para ele , um pequeno exemplo de também andar de acordo com o Espírito é começar a nossa mudança de conduta em todos os aspectos da vida. O  período da manhã foi encerrado com a Adoração à Jesus no Santíssimo Sacramento , com participação do Diácono Alcemir (Paróquia Cristo Redentor)

Á Tarde, houve um momento histórico  com a presença de todos os ex-coordenadores diocesanos da RCC que , após terem participado de um almoço oferecido pelo atual Conselho, receberam os agradecimentos da atual  coordenadora,Tatiana Coraine, que destacou a importância do sim e da  perseverança de  cada um , desde o início do movimento em nossa região .

Os Ex-coordenadores  aproveitaram para falar um pouco sobre o início do movimento na Diocese ; das dificuldades encontradas , mas acima de tudo , da alegria de verem o cumprimento das promessas de Deus no meio do povo  carismático ,  com o derramamento do Espírito Santo  , gerando santidade e  solidificação  da Cultura de Pentecostes nas onze cidades que compõem a Diocese .

O momento de agradecimentos e homenagens contou também , com a participação dos  Padres  Leandro Megeto (Coordenador da Ação Evangelizadora) , Alexandre Rogério Theodoro( Paróquia São Francisco) e Milton Vicente Rogério (Assessor Eclesiástico da RCC) .Eles falaram da importância da Renovação Carismática em suas vidas e em seus mistérios sacerdotais .

Padre Leandro Megeto trouxe a mensagem de nosso Bispo Dom Vicente Costa,  parabenizando por todo o momento especial que o movimento está vivendo com seu jubileu .  Padre Alexandre , além dos cumprimentos , trouxe seu testemunho pessoal  do quanto a Renovação Carismática foi importante em sua vida e discernimento  sobre a sua vocação.

Além da renovação do Batismo no Espírito santo , que é a identidade da RCC , todos receberam como  presente , a  Edição Especial de uma Revista , que conta um pouco da história do movimento na Diocese .

O dia Celebrativo  foi  encerrado com  Santa missa presidida pelo Assessor Eclesiástico do Movimento, Padre Milton Rogério Vicente e  concelebrada  por Padre Anderson Ricardo da Silva  (Pároco da Paróquia Cristo Redentor – Várzea Paulista) , Anfitrião  desse momento tão importante para a Renovação Carismática Católica de nossa Diocese .

Por Evaldo B. Cunha ( Ministério de Comunicação Social- RCC Diocese de Jundiaí ).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *