RCC REGIÃO 01 REALIZA RETIRO PARA COORDENADORES E SERVOS DE GRUPOS DE ORAÇÃO.

De 31 de Julho á 02 de Agosto, a RCC  Região Pastoral 01 da Diocese de Jundiaí esteve reunida na Casa de Oração Monte Sinai , para o Retiro para  Coordenadores e Servos dos Grupos de Oração , com  momentos de formação e espiritualidade.

O Encontro começou na  sexta-feira com a Pregação feita por Lamarques (Diocese de Osasco) que levou os participantes a não desanimarem em meio às tribulações e dificuldades que vão surgindo no decorrer da caminhada. “Não Importa o grau a que chegamos , o que importa é prosseguir decididamente” (Filipenses 3).

Ele lembrou que devemos ser homens e mulheres de louvor em todas as situações que vivemos diariamente.

Segundo ele, Jesus passa e vai chamando cada um para serem seus discípulos e hoje continua passando e chamando a muitos e qual a resposta que temos dado ao chamado que temos recebido? .“Não podemos ter o olhar fixo nas pessoas e sim em Jesus Cristo que nos chama. Todas as vezes que tiramos o olhar de Jesus e colocamos nas pessoas de nossa comunidade, grupo de oração, ministério, entre outros, corremos o risco de desanimar e cair”, afirma Lamarques.

No sábado  o dia começou a formação “Coragem, levanta-te Ele te chama” (Marcos 10,46-52) realizada por Rogério Santos (Diocese de Osasco).

Refletindo sobre o Evangelho de Marcos , Rogério  destacou  que Jesus muda todo Seu trajeto saindo de Jerusalém para passar por Jericó, pois sabia que alguém ali precisava fazer o Encontro com a Misericórdia de Deus e no meio do caminho encontra Bartimeu ( Timeu = Pobreza ou Impureza). “Um dia Jesus também desviou do caminho para se encontrar com cada um de nós. Temos uma história que começa desde a nossa cegueira até o encontro pessoal com Jesus em Jerusalém”.

“Jesus está sempre a caminho, é preciso se movimentar, não podemos parar, por isso, quando terminamos uma coordenação é preciso estar colaborando com os irmãos e irmãs que estão começando e não abandonar tudo.  Jesus tem sempre algo para que realizemos no caminho, destacou .

“A  coragem de Bartimeu em sair do caminho e ir ao encontro de Jesus é a mesma que estamos recebendo nesse retiro. Precisamos de Coragem para seguir Jesus no Seu caminho. Muitas pessoas já pararam pela falta de coragem e hoje Jesus está nos chamando a estarmos de pé e com coragem para segui-Lo sempre.

“O Sal da Terra  e a Luz do Mundo ”

Em seguida Rogério Santos (Diocese de Osasco)  realizou a formação  com o tema “Vós sois o Sal da Terra e a Luz do Mundo” (Mateus 5,13-4).

“Nos  tornamos  luz em Jesus Cristo. A nossa história era de viver nas trevas, vícios, pecados, entre outros”.

Agora estamos na luz, não fomos apenas iluminados, temos que levar a luz a tantas outras pessoas que passam pela nossa vida e ainda não conhece nosso Senhor Jesus Cristo . Não se acende uma luz para ficar escondida embaixo da cadeira do Grupo de Oração.

Pedro recebeu no Cenáculo a Luz do Espírito Santo e já saiu anunciar e levar a luz de Jesus . Hoje nós também temos recebido a Luz do Espírito Santo e temos ficado trancados em nossos Grupos de Oração com medo de levar a palavra e a luz de Jesus a muitas pessoas.

Na  tarde de sábado Marcio Matos (Arquidiocese de São Paulo) realizou  formação levando todos os presentes a refletirem a palavra de I Reis 19,1-8 e meditarem quantas vezes passamos também pela mesma situação que o Profeta Elias.  O cansaço vem, o desanimo e tantas outras coisas e queremos parar, descansar ou não continuar no caminho. É preciso aprender caminhar e confiar no Senhor. Muitas vezes dizemos para o Senhor “Eis-me aqui. Envia-me.” As pedras e as cruzes não vão ser tiradas de nosso caminho e nós sentimos o peso dessas pedras e cruzes.  É preciso vigiar sempre para não desanimar e cair em tentação.

O cristão esquece sempre o primeiro passo que é de VIGIAR para não cair em tentação. Começamos a achar que podemos demais. Se eu não orar e vigiar vou ficar pelo caminho dormindo.

A ultima formação do sábado realizada por Marcio Matos foi sobre  Maria e a importância de Sua intercessão.

Lembrando as Bodas de Caná , ele  destacou que a Igreja não diz que Maria é Mãe de Deus Pai Criador e sim do Filho do Criador. Jesus é homem e Deus.  Maria vê a necessidade dos noivos nas Bodas de Caná e intercede junto a Seu Filho pelo casal. “Ela diz aos serventes para fazer tudo o que Jesus disser”, pois, sabia que pela intercessão o milagre ia acontecer.

Maria é a medianeira entre o Mediador Jesus. Devemos interceder uns pelos outros e, isso, não contradiz que Jesus é o doador junto com o Pai de todas as graças.

Marcio Frisou que ser Carismático é ser Mariano. Maria serve de exemplo para cada cristão. Se todos os Carismáticos seguissem Maria como modelo de obediência não teríamos mais problemas.

Maria disse Sim a Deus. “Faça-se em Mim segundo a Sua Palavra”, Sim sem reserva. Quando foi a última vez que você disse Sim sem reserva para Deus?. A missão é minha e outro não vai poder realiza-la em meu lugar, disse.

À noite houve  um momento de Adoração onde todos estiveram aos pés de Jesus Sacramentado  para Adorá-Lo e receber a oração dos irmãos. Momento em que os servos  oraram pelos Coordenadores e por seus Grupos de Oração .

No domingo tivemos a Pregação “Daí vós mesmos de Comer” (João 15,16) realizada pelo Coordenador da RCC Região 01,   Lourival Almeida .

Ele frisou que devemos fixar os olhos na solução e não nos problemas. Os discípulos primeiro fixaram  os olhos na multidão e onde iam comprar alimento para tanta gente.

“Jesus ensinou-os e também quer nos ensinar hoje que o primeiro passo para resolver o problema que estamos enfrentando é ORGANIZAR-SE . Há situações que cabem à  Jesus mudar e  há outras  que nós devemos nos organizar e realizar as mudanças.

Lourival lembrou que não  existe solução fácil para problema difícil. “É preciso que a vontade de Deus seja superior aos nossos problemas”, disse .

O milagre acontecerá em nosso meio e precisamos preparar o ambiente de nossos Grupos de Oração para isso , como os Discípulos preparam a multidão em grupos a pedido de Jesus.

O Retiro encerrou-se com a Santa Missa presidida pelo Padre João Luiz , quando os servos celebraram as  vitórias de Deus derramadas  sobre toda a RCC- Região 01 e de maneira especial o Dia do Sacerdote onde intercedemos pelo Padre João Luis e todos os sacerdotes de nossa Diocese.

Temos muito a agradecer à Deus pelo retiro e tudo que Ele realizou e realizará na vida dos Servos e em nossos Grupos de Oração.

Por Reginaldo Aparecido Pereira ( MCS-RCC Diocese de Jundiaí)

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *