Reforma política foi tema de encontro

Deputados federais e estaduais, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e agentes políticos das onze cidades do território diocesano reuniram-se com Dom Vicente Costa, Bispo Diocesano, na manhã desta segunda-feira, 17 de novembro, na Cúria Diocesana.

“Urgência da Reforma Política”  foi o assunto apresentado pelo ex-presidente do Conselho Nacional do Laicato do Brasil, Carlos Francisco Signorelli. Participaram também os padres Leandro Megeto, coordenador diocesano da Ação Evangelizadora, Silvio Andrei Rodrigues, assessor do Conselho Diocesano de Leigos, e Paulo André Laurièr Labrosse.

Esse encontro, de iniciativa da Pastoral Fé e Política, acontece duas vezes por ano na Diocese de Jundiaí. É um trabalho de conscientização e acompanhamento político onde todos são convidados a refletir, debater e partilhar um assunto.

Durante a palestra, Signorelli falou da construção de uma democracia participativa e destacou os principais pontos de projeto de lei sobre reforma política, que vem recebendo assinaturas em todo o país e deve ser encaminhada ao Congresso Nacional. “As mudanças devem ser profundas e passam também pelos sistemas eleitoral, Judiciário e até os meios de comunicação”, defendeu ele.

O palestrante lembrou ainda que a Igreja foi uma das instituições que mais assinaturas colheu até o momento.

“As mudanças devem ser profundas e passam também pelos sistemas eleitoral, Judiciário e até os meios de comunicação”, defendeu ele.

Nesta 8ª edição do Encontro, a cidade de Itupeva apresentou um projeto de sucesso. O prefeito municipal, Ricardo Bocalon, e as nutricionistas Fernanda Búfalo e Jessica Pereira Silva do Departamento de Alimentação Municipal falaram sobre “Merenda Escolar”.

O próximo Encontro entre Dom Vicente e lideranças políticas dará continuidade ao tema sobre Reforma Política e ficou agendado para 25 de maio de 2015.

Por JUSSANE CRISTINA

FONTE: O VERBO(DIOCESE DE JUNDIAÍ)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *